2022 já está em pleno andamento, mas é necessário olhar para o ano passado com perspectiva e avaliar como foi o começo do nosso mandato. Abrir mão de uma carreira em uma multinacional para muitos parece loucura, mas foi a decisão convicta de alguém que busca construir um país melhor para meu filho e as futuras gerações.
2021 foi a primeira etapa de um novo ciclo, que mudou a minha vida. Apesar das dificuldades que enfrentei por tentar fazer política de um jeito novo, o saldo é positivo. Além de preparo técnico, a mudança exige coragem e disposição. Defendi incondicionalmente os valores e as ideias que me levaram a ser eleita à Câmara de Curitiba.
Montei uma equipe qualificada e juntos conseguimos conquistas importantes nas pautas prioritárias do mandato como fiscalização, transparência, inovação, empreendedorismo e educação básica.
Aqui também trago dados da economia que fiz com o dinheiro dos contribuintes no gabinete, uma das metas que estabeleci ao começar meu trabalho no Legislativo. Fico feliz em constatar que nosso exemplo está sendo seguido por outros vereadores, que montaram equipes menores e mais econômicas.
Se quiser uma prestação de contas mais detalhada, baixe aqui. Neste texto, separo os principais pontos da minha atuação em 2021. Obrigado a todos que acompanharam e apoiaram nosso trabalho. Contamos com vocês nos próximos 3 anos!
O nosso primeiro ano de mandato
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – Em parceria com a minha colega do NOVO na Câmara, Amália Tortato, fizemos um plano estratégico com as principais pautas para chegar ao nosso propósito comum de mandato, como bancada:
“Entregar uma Curitiba mais simples e livre para viver e trabalhar”
ECONOMIA DO MANDATO – Montei um gabinete mais enxuto e não usei verbas e serviços extras disponibilizados aos vereadores, como cota selo, cota combustível e carro oficial. Com isso, os valores vão ser devolvidos ao orçamento municipal para investimento em áreas prioritárias aos curitibanos.
ATIVIDADES LEGISLATIVAS – Ao longo do ano passado, apresentei cinco projetos de lei e fui autora de 55 requerimentos para atender demandas da população. Tive 100% de presença nas sessões e participei de comissões na casa – Constituição e Justiça, e Economia, Finanças e Fiscalização (vice-presidente). Sou relatora da Comissão de Alteração do Regimento Interno e membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Também integrei a Frente Parlamentar pelo retorno seguro às aulas presenciais.
NOVO CIDADÃO – Este foi mais um dos meus compromissos de campanha que foram realizados no primeiro ano de mandato. Para dar mais transparência ao orçamento do município, a destinação das minhas emendas parlamentares foi feita por meio de critérios técnicos, via processo seletivo.
FISCALIZAÇÃO – Dediquei tempo a visitas técnicas e a auditorias dos contratos e licitações das principais obras em andamento em Curitiba. Foram 23 contratos analisados e avaliados para verificar o uso correto do dinheiro dos contribuintes. No total, eu e minha equipe fiscalizamos R$ 283,76 milhões em recursos públicos. O destaque nessa área foi a Linha Verde, obra que há anos está atrasada e afeta a vida de milhares de curitibanos. Fiz um questionamento direto à Prefeitura sobre a capacidade das empresas contratadas de concluir a obra e pedi mais agilidade na conclusão do projeto. Em dezembro, o contrato com o consórcio responsável pelo lote 4.1 da Linha Verde Norte foi rompido.
CUIDANDO DO SEU DINHEIRO – Avaliei as prestações de contas da prefeitura dos anos de 2015, 2018 e 2019, assim como as leis orçamentárias para 2022. Outro desafio foi a análise e a aprovação do planejamento da Prefeitura para os próximos quatro anos, o Plano Plurianual 2022-2025. Acompanhei os gastos do Executivo ao longo do ano pelos relatórios quadrimestrais. Outra medida importante foi o estudo e votação do Projeto da Reforma da Previdência do município.
ATUAÇÃO NA PANDEMIA – 2021 foi um ano cheio de desafios impostos pela Covid. Lutei e apresentei um projeto de lei para que nossas crianças voltassem às aulas presenciais, fiscalizando um retorno seguro. Acompanhei e cobrei melhorias no processo de vacinação da população de Curitiba. Também defendi proporcionalidade nas restrições sanitárias, em defesa dos setores econômicos mais afetados pela pandemia. Não esqueci de cobrar segurança e um melhor serviço aos usuários do transporte coletivo da cidade.
PRESENÇA NA CIDADE – Política também se faz nas ruas e por isso fiz visitas constantes aos bairros da cidade. Para conhecer o trabalho de gestão descentralizada da Prefeitura, estive nas 10 Administrações Regionais de Curitiba. Isso foi importante também para atender as demandas que meu gabinete recebe.
Venha fazer parte da nossa equipe de voluntários! Basta entrar em contato por qualquer uma de nossas redes sociais!