NOVO Cidadão (site)
O NOVO Cidadão foi criado para tornar mais transparente o processo de destinação das nossas emendas parlamentares da Lei Orçamentária Anual (LOA), na Câmara Municipal de Curitiba. Essa prática já faz parte da cultura do Partido NOVO, e já foi adotada em vários municípios brasileiros, para implementar a destinação correta do dinheiro público, seguindo padrões técnicos e éticos.
O projeto realiza uma seleção pública por meio da publicação de um edital, que vai escolher os projetos sociais que irão receber os recursos das nossas emendas parlamentares. O NOVO Cidadão https://novocidadao.org/ tem o propósito de estimular o desenvolvimento de ações e programas que tornem Curitiba uma cidade mais livre e simples para se viver e trabalhar!
O NOVO Cidadão facilita o acesso das Organizações da Sociedade Civil (OSC) aos recursos do orçamento público de Curitiba, através de um processo seletivo que utiliza critérios técnicos e objetivos, para avaliar quais serão os projetos sociais que estarão aptos para receber os recursos das emendas. O edital possibilita a ampla participação de entidades que desenvolvem programas e ações, principalmente nas áreas do empreendedorismo, educação, saúde e desenvolvimento social.
Nesses quase quatro anos de mandato fiz a destinação de mais de R$4,2 milhões de recursos públicos para 75 entidades do município, incluindo os valores encaminhados em 2022 pelo vereador Rodrigo Marcial, suplente do NOVO, que assumiu o mandato durante o período da minha licença maternidade.
Nas emendas selecionadas através do NOVO Cidadão priorizei os investimentos em projetos sociais voltados ao empreendedorismo, com foco nos programas de aprendizagem para a juventude com formação para o mercado de trabalho e educação. Entre as ações selecionadas, com ênfase na educação e profissionalização de jovens e adolescentes, destaco os trabalhos desenvolvidos pela Elo Apoio Social e Ambiental, https://eloapoio.org.br/, organização do terceiro setor que há mais de 20 anos oferece oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para nossa juventude, e a Gerar https://gerar.org.br/ , que é responsável por quase 30% dos jovens aprendizes empregados em Curitiba. Eu quero ver os recursos das minhas emendas parlamentares gerando empregos, renda e aprendizagem para os nossos jovens.
O projeto Moradas do Tempo também desenvolve um trabalho muito importante voltado para a juventude, oferecendo um lar e apoio psicossocial para jovens que já passaram da idade do acolhimento, acima de 18 anos, mas que ainda precisam de apoio para se estabelecerem. Um projeto muito importante e bonito que contou com os recursos de uma emenda parlamentar coletiva, organizada pelo mandato.
O Programa Jovem Capoeirista da Associação Luso Brasileira de Capoeira também foi contemplado no edital do NOVO Cidadão, pois promove a iniciação esportiva de crianças e adolescentes das escolas públicas de Curitiba, desenvolvendo a disciplina, a superação e a autoconfiança dos alunos.
A Casa Redentor foi contemplada pela primeira vez com uma emenda parlamentar coletiva organizada pelo mandato. Eu fui a primeira parlamentar a destinar recursos à instituição que tem mais de 30 anos de atuação, e funciona como uma casa de passagem para pessoas em situação de rua ou dependência química. Mesmo tendo todos os registros e documentação regulares na Prefeitura e nos conselhos municipais, a Casa Redentor nunca teve oportunidade de acessar os recursos do orçamento público. O NOVO Cidadão torna o processo de escolha mais justo e transparente, pois destina o dinheiro público, os recursos do cidadão pagador de impostos, para projetos que são importantes para o município e de interesse da população.
Eu defendo que o dinheiro do cidadão pagador de impostos tem que ser usado de forma eficiente, com foco em quem mais precisa. É fundamental pensar no futuro de milhares de vidas que serão impactadas direta e indiretamente por esses projetos, eu acredito que isso faz toda a diferença quando faço a destinação dos recursos públicos do orçamento da nossa cidade!
A Gerar responde por quase 30% dos jovens aprendizes empregados no município