Falta de planejamento na nova licitação da Linha Verde pode gerar mais atrasos

Sugestão do nosso mandato à Prefeitura de Curitiba propõe a revisão abrangente do projeto e do edital antes da nova licitação do lote 4.1 da obra


A Câmara de Curitiba aprovou a sugestão do nosso mandato à Prefeitura de Curitiba para que o projeto do lote 4.1 da Linha Verde seja revisado de forma abrangente antes da nova licitação da obra. A intenção é evitar que o trecho, que já foi licitado duas vezes e teve estes dois contratos rescindidos, tenha mais atrasos para conclusão e siga afetando a vida de milhares de curitibanos.

As recomendações incluem a revisão de todos os projetos e planilhas, bem como dos detalhes do edital. Sugerimos o uso de métodos mais eficientes, como a modelagem Building Information Modeling (BIM), que foi adotada, por exemplo, na construção das estações da expansão da linha 5 do Metrô de São Paulo (Lilás). Estudos feitos sobre a metodologia* apontam uma redução de 22% de custo de construção, 33% na redução do tempo de projeto e execução, 33% em redução de erros em documentos, uma queda de 38% nas reclamações e uma queda de 44% nos retrabalhos.

A técnica representa ganhos tão consideráveis que o governo do Paraná instalou, por meio de um decreto (n° 3080/2019), um comitê gestor e um grupo de trabalho para guiar a sua adoção nas licitações estaduais. Confira mais informações em www.bim.pr.gov.br

Na sugestão à prefeitura, ainda há o alerta para que os preços utilizados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) para a estimativa de custo do lote 4.1 da Linha Verde sigam os do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices (SINAPI), já que a obra conta com financiamento da Caixa. Diferenças de preços nestas tabelas podem gerar mais atrasos. Nossa equipe técnica aponta também a necessidade de atualizar os preços estimados no contrato original, de anos atrás. Apenas no ano passado, o Índice Nacional de Custos da Construção Civil (INCC) teve avanço de 13%. A planilha orçamentária precisa ser revista e para isso pode ser utilizado um contrato  de supervisão que segue em vigor – número 22.908, firmado com o consórcio Falcão Bauer – ECR.

Desde o início do mandato, temos fiscalizado de forma constante as obras da Linha Verde. No total, foram feitos pelo gabinete seis pedidos de informações e duas sugestões para a Prefeitura de Curitiba.

*Informação retirada do livro “The Business Value of BIM for Infrastructure” (MCGRAW HILL CONSTRUCTION, 2012)